quinta-feira, 24 de julho de 2014

Miojo é frito ??

Amores é verdade! Muita gente não sabe disso e confesso que só descobri pois pesquisei por uma pergunta que me fizeram. Além de todos os aditivos, a grande quantidade de gordura (em média 16 g por porção, cerca de 20% da necessidade diária de um adulto) e de sódio (mais de 1000 mg por porção, que equivale a cerca de 60% da necessidade diária de um adulto não hipertenso) presente no tempero do macarrão instantâneo, a massa sofre um processo de fritura no seu processamento. Ou seja, não adianta eliminar o tempero e tentar aproveitar a massa em uma receita saudável, com um molho caseiro, por exemplo.
Assim como eu (agora, né), evitem ao máximo consumir este produto, não é nada saudável! Apesar de nunca terem dito isso explicitamente na TV, e até terem dito ao contrário. 
A fritura da massa pré-cozida faz com que ela desidrate, fique seca, durinha e que mantenha seu formato depois de embalada. Com certeza também adiciona um sabor que dá um “tcham” para qualquer coisa. (Quem não percebeu ainda que a fritura dá um sabor agradável para a comida?) Especialmente por causa dessa etapa da produção, em torno de 20% do que vai para o seu prato (fora a água) é gordura.
Pode ter uma pequena quantidade de óleo nas misturas do tempero, mas você não tem como saber quanto é, porque os fabricantes não citam separadamente os ingredientes e informações nutricionais do tempero. Eles consideram uma porção única de 80 g de macarrão + 5 g de tempero (por exemplo). Por esse mesmo motivo, não conseguimos saber de que maneira a versão “light” do miojo tem menos gordura. A fritura da massa pode ser substituída por uma secagem por ar, mas não é possível saber se é esse o processo de desidratação usado porque os fabricantes não informam na embalagem (até porque eles nunca disseram que ela é frita). Se pudéssemos ver os ingredientes só da massa, poderíamos saber se ela foi frita ou não (pela quantidade de gordura), mas, sem as informações separadas, ficamos só com as deduções. Ainda sobre o tempero, ele esconde uma enorme quantidade de sódio e realçador de sabor, que podem trazer riscos à saúde se consumidos em excesso. A quantidade de sódio presente no saquinho é, quase sempre, próxima ao máximo recomendado pela Anvisa para o consumo durante todo o dia e algumas vezes superior a ele (valor de referência para consumo diário: 2.400 mg). Leia a tabela nutricional e faça as contas para ver quanto de sódio você ainda pode consumir no mesmo dia – depois me diga se conseguiu não ultrapassar.

Tudo na vida tem que ser equilibrado, especialmente a nossa alimentação. Não vamos ser radicais e deixar de comer para sempre as coisas que nos dão prazer mas que não são saudáveis, porque também é saudável satisfazer nossos desejos “de vez em quando".

Veja a seguir o processo do macarrão instantâneo:

Espero que tenham gostado! Tem alguma dúvida, quer que eu fale de algum assunto específico ? Me adicione no https://www.facebook.com/Sobre.SaudeAlimentacao ou mande um e-mail para saudealimentacao@hotmail.com ! Um grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário