quarta-feira, 9 de julho de 2014

Como assim obesidade infantil ?

O que é, causas, exames e dicas.

 

A maioria das pessoas já ouviram falar, pois é um problema que vem aumentando a cada dia, mas certa parte da sociedade, ou não ouviu ou simplesmente ignora. Hoje vou começar pelo fator principal dessa doença que esta se espalhando tão rapidamente.

 

Vamos começar pelo "O que é Obesidade Infantil?"

Obesidade significa ter muita gordura corporal. Não é o mesmo que sobrepeso, que significa pesar muito. Um indivíduo pode ter sobrepeso devido aos músculos extras, ossos ou água, assim como muita gordura. Ambos significam que seu peso está acima do que se considera saudável para sua altura. 

Causas
Apesar, de muita gente achar que obesidade passa com o tempo, 4 em 5 crianças obesas continuam obesas na vida adulta, é uma comparação que assusta, pois os cuidados com a alimentação devem vir antes mesmo de um bebê nascer, e ao contrário de muitas desculpas, uma criança não necessita de comidas gordurosas, doces e refrigerantes par viver, é claro, que não podemos proibir, mas sim evitar, com a educação alimentar vindo desde pequeno, a criança vai saber o que não faz bem, e poderá ter dias para comer uma guloseima. O que não foi aplicado na minha infância. Vou contar um pouco sobre mim em outro post. Resumindo, quando uma criança come mais do que precisa, seu corpo armazena as calorias extras em células adiposas para usar como energia mais tarde (gordura). Se esse padrão continua com o decorrer do tempo e seu corpo não precisa dessa energia armazenada, e gordura armazenada pode desenvolver obesidade. O organismo das crianças sabem quando estão satisfeitos, mas na maioria das vezes os pais e familiares, insistem para que coma tudo que está no prato, fazendo a criança ignorar sua saciedade, comendo mais do que precisa.

Que exames são feitos ?
O médico fará um exame físico, e perguntas sobre o histórico médico do seu filho. Poderá pedir exames de sangue para verificar se há problemas com a tireoide ou endócrinos, que podem levar ao ganho de peso. Especialistas em saúde infantil recomendam que a criança seja examinada quanto à obesidade aos 6 anos.

Dicas
Não é fácil mudar a rotina e alimentação de uma criança que está acostumada a não ter regras e alimentos saudáveis em sua dieta, porém, não tem milagre que faça se não houver esforço de todos ao redor desta criança. Por exemplo, se você tem dois filhos, e um você levou ao médico, foi diagnosticado obesidade, e foi passado uma dieta, todos no lar vão ter que mudar, extremamente difícil vai ser fazer uma reeducação alimentar nesta criança se na geladeira contém guloseimas para o outro filho e membros da casa. Todos vão ter que fazer um sacrifício. Tente fazer com que a família toda adote o plano de perda de peso, mesmo se a perda de peso não for a meta de todos. Planos para perda de peso para crianças têm por foco hábitos saudáveis. Um estilo de vida saudável é bom para todos.
Importante: Ter sempre alimentos saudáveis na despensa ou geladeira.
Faça um prato colorido, coloque a criatividade em prática.
A criança pode até não gostar de um alimento, por exemplo a cenoura, mas existem várias formas de prepará-la, como suflê, arroz com cenoura, bolo, sopa, purê entre outros.
Evite fast-food, refrigerantes, bebidas esportivas e águas saborizadas, especialmente aqueles feitos com açúcar ou glucose de milho, são ricos em calorias.
Invente brincadeira que gastem calorias, como pique-bandeira, pega-pega, queimada, amarelinha e etc.

Acima de tudo, passe confiança para seu filho, demonstre apoio e carinho, depressão está à um passo da obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário