terça-feira, 22 de julho de 2014

A tal da tendinite !

Saiba mais sobre essa dor que atormenta milhares de pessoas !


  • O que é ?
Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo). Não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da inflamação, tornou-se uma importante doença ocupacional. Esta condição afecta pessoas que despendem muito tempo realizando uma mesma tarefa, quer em trabalho quer em lazer. Os grupos mais afectados são operários de linhas de montagem, que têm uma única tarefa ao longo de uma carreira de trabalho, e pessoas que utilizam demais o mouse de um computador.

  • Causas!

As causas das Tendinites propriamente ditas são variadas, e podem estar associadas à presença de muitas condições ou doenças, incluindo: Esforço físico intenso ou repetido, Traumas mecânicos, Infecções, Doenças reumatológicas, Doenças do sistema imunológico, Distúrbios metabólicos, Iatrogenia, Processos degenerativos das articulações, Neuropatias que induzam alterações musculares.
  • Sintomas!
Os sintomas das tendinites podem ser bastante variadas, incluindo dor e inchaço (edema) de intensidade variável, bem como graus variados de dificuldade de movimento e diminuição de força muscular. A tendinite pode surgir em qualquer tendão, mas alguns locais mais frequentemente afetados incluem: Cotovelo, Calcanhar(tendinite de Aquiles), Ombro, Pulso.
  • Diagnóstico!

O diagnóstico é clínico (pelo exame médico-semiológico), corroborado por exames subsidiários como raios-X, ultra-sonografias, ressonâncias magnéticas e provas laboratoriais. O diagnóstico de certeza somente será obtido com o exame anatomopatológico do tendão. Nenhum dos exames subsidiários existentes é perfeito para a caracterização de tendinites. Os exames de raios-X somente permitem o diagnóstico de tendinopatias calcificadas, enquanto os exames de ultra-sonografia dependem muito não apenas da experiência e boa técnica do médico avaliador, quanto e principalmente da colaboração do paciente examinado, já que se não mantiver as posições necessárias para perfeita visualização do tendão analisado, pode provocar artefatos (efeitos) que simulam lesões. Quanto às ressonâncias, também são suscetíveis a artefatos, pois se o paciente não colabora em ficar imóvel durante a realização dos exames, pode provocar imagens "tremidas", cuja interpretação pode ficar comprometida.

  • Tratamento!

O objetivo do tratamento para tendinite é aliviar a dor e reduzir a inflamação. Repouso ou imobilização dos tendões afetados é útil para a recuperação. Pode-se conseguir isso utilizando uma tala ou um suporte removível. A aplicação de calor ou frio na área afetada pode ajudar. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina e ibuprofeno, também podem reduzir a dor e a inflamação. Injeções de esteroides na bainha do tendão podem ser muito úteis no controle da dor, permitindo a prática da fisioterapia. Fisioterapia que alongue e fortaleça o músculo e o tendão é essencial. Isso pode restaurar a habilidade do tendão de funcionar corretamente, agilizar a cura e prevenir lesões futuras. Raramente é necessária uma cirurgia para remover fisicamente o tecido inflamatório ao redor do tendão.


Espero que tenham gostado! Me mandem perguntas, dicas e idéias para saudealimentacao@hotmail.com ! Um grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário