terça-feira, 5 de agosto de 2014

Infecção Urinária

Boa tarde queridos leitores! Hoje vou falar de uma coisinha que perturbou a minha vida por muito tempo e não sabia o porquê, a tal da infecção urinária, vou explicar para você o que é, os sintomas, as causas e o tratamento, fiquem ligados! Sei que a matéria ficou longa, mas é importante não escapar nenhum detalhe!


O que é?
A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra.

Tipos
Os tipos, causas e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local onde há infecção. Existem quatro tipos de infecção urinária: Cistite (infecção na bexiga), Uretrite (infecção na uretra), Pielonefrite (infecção nos rins), Infecção nos ureteres.

Causas
A infecção urinária ocorre quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. O trato urinário costuma expelir esses organismos estranhos do corpo, mas algumas vezes essas defesas falham e a bactéria em questão passa a crescer dentro do trato urinário, dando início a uma infecção. As causas variam de acordo com o local onde há infecção. Os tipos mais comuns de infecção urinária são a cistite e a uretrite, que acometem a bexiga e a uretra, respectivamente.

Sintomas de Infecção urinária
Nem sempre uma pessoa com infecção urinária apresenta sintomas e variam de acordo com o tipo de infecção, mas quando surgem,os mais comuns são:

-Ardência forte ao urinar
-Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro
-Urina escura
-Urina acompanhada de sangue
-Urina com cheiro muito forte
-Dor pélvica
-Dor no reto
-Aumento da frequência de micções.

Diagnóstico
Os exames que podem feitos para diagnosticar infecções urinárias são:
 -Exame de urina: é o método mais frequente usado para realizar o diagnóstico. A urina é analisada a procura de leucócitos e traços de sangue, sinais de infecção. Fica pronto em torno de duas horas.
-Cultura de urina: Uma análise de urina feita em laboratório geralmente é seguida de uma cultura de urina, em que o médico usará a amostra do paciente para cultivar a bactéria causadora em laboratório. Esse exame ajuda a identificar a bactéria e quais medicamentos são mais eficazes na ação contra ela. Este é o melhor exame para identificar a infecção e a bactéria causadora dela, no entanto, os resultados demoras de três a sete dias para ficarem prontos.
-Exames de imagem: o médico também poderá optar por realizar uma tomografia ou um ultrassom para identificar possíveis anormalidades em seu trato urinário. Também para esse fim, o especialista pode solicitar o exame com utilização de contraste para destacar as partes do sistema urinário que apresentam problemas
Há, também, a possibilidade de fazer uma cistoscopia para analisar as partes internas da bexiga e da uretra, a fim de identificar a causa da infecção.

Tratamento
O tratamento de infecções urinárias varia muito de acordo com o tipo de cada infecção e sua gravidade também. Geralmente, o tratamento é feito à base de antibióticos. Mas o médico também poderá receitar um analgésico para aliviar a dor e a ardência ao urinar. O tratamento também varia de acordo com a frequência que o paciente apresenta quadros infecciosos. No meu caso, quando eu começo a sentir dores ao urinar, a primeira coisa que eu faço é tomar bastante água, muita mesmo, na maioria das vezes funciona muito bem.

Convivendo/ Prognóstico
Alguns cuidados em casa podem ajudar na recuperação. Beba muita água. Por mais que seja doloroso urinar, é importante que o paciente beba muita água para diluir ao máximo a urina. Quanto mais você for ao banheiro, mais chances de expelir a bactéria de seu corpo definitivamente. Evite bebidas que possam causar irritações à bexiga, como café, bebidas alcoólicas e outras que contenham cítricos ou cafeína. Aplique uma bolsa de água morna na região do abdômen para minimizar o desconforto.

Complicações possíveis
Se não for tratada, uma infecção urinária pode causar complicações mais graves, como:
Infecções recorrentes, especialmente em mulheres que já apresentaram três ou mais infecções, danos permanentes aos rins, o risco de infecção do sangue com risco de vida (sepse) é maior para crianças, idosos e aqueles cujos organismos não conseguem lutar contra as infecções (por exemplo, devido ao HIV ou à quimioterapia para o câncer), aumento no risco de grávidas darem luz a bebês abaixo do peso normal ou prematuros.

Prevenção
Algumas medidas podem prevenir infecções urinárias, sejam elas de que tipo forem. Confira:
- Beba muito líquido, especialmente água
- Limpe-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário
- Urine após relações sexuais para esvaziar a bexiga. Beba muita água para ajudar a diluir a urina também
- Use absorventes externos em vez de internos, pois alguns médicos acreditam que isso aumente a probabilidade de infecções. Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro
- Não use ducha nem sprays ou pó para a higiene feminina. Como regra geral, não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital
- Evite usar calças muito apertadas
- Use calcinha e meia calça de algodão e troque-as, pelo menos, uma vez por dia.

Buscando ajuda médica
Procure um especialista ao perceber os sintomas típicos de infecções urinárias. Descreva os sinais da doença e tire todas as dúvidas. Veja exemplos do que você pode perguntar ao médico:
 - Há alguma outra doença que poderia estar causando esses sintomas?
- Preciso fazer algum exame para o diagnóstico?
- Qual tipo de infecção urinária se encaixa melhor nos meus sintomas?
- Os medicamentos variam de acordo com o tipo de infecção urinária?.
Ele, por sua vez, também deverá lhe fazer algumas perguntas, como:
 - Quando os sintomas começaram?
- Seus sintomas aliviam depois de urinar?
- Com que frequência você urina?
- Está fazendo uso de algum tipo de medicamento?


Espero que tenham gostado! Tem alguma dúvida, quer que eu fale sobre algum assunto específico ? Me adicione no https://www.facebook.com/Sobre.SaudeAlimentacao ou mande um e-mail para saudealimentacao@hotmail.com ! Um grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário