sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Unha encravada e infeccionada!

Galera, só quem tem ou teve sabe como é doloroso e horrível ter unha encravada e infeccionada para completar. Vou escrever algumas dicas para vocês, de como amenizar e tratar esse incômodo. 



1° Deixe o dedo afetado de molho na água. Mergulhá-lo em água morna por 10 a 15 minutos irá diminuir a dor. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa de sal para banho ou mesmo sal grosso à água. Você pode fazer essa imersão quantas vezes desejar por dia. Depois de tirar o pé da água, seque-o completamente.


2° Levante um pouco a unha. Para aliviar a pressão debaixo da unha, os médicos às vezes colocam um fio embaixo da unha para levantá-la. Desse modo, ela pára de encravar na pele. Ele pode também aproveitar para retirar qualquer resquício de umidade debaixo da unha. Caso queira fazer o mesmo com um fio dental, ele não pode ter sabor ou ser coberto com cera. Jamais insira um objeto de metal debaixo da unha para colocar o fio dental. Isso pode piorar ainda mais a situação.


3° Passe uma pomada antibacteriana. Após o dedo afetado ficar completamente seco, pode-se aplicar uma pomada antisséptica. Uma delas é a Canesten, mas há diversas marcas no mercado. Passe uma camada grossa sobre a área infectada. Envolva o dedo com uma gaze limpa para evitar que sujeira ou outros resíduos entrem debaixo da unha e para manter a pomada agindo no lugar certo.

4° Consulte um podólogo. Unhas encravadas que acabam infeccionando não devem ser tratadas em casa, e isso vale para qualquer ferida infeccionada. Só um profissional pode indicar o melhor tratamento. Caso a infecção seja mais grave, uma cirurgia local pode ser necessária. Felizmente, a maioria dos casos necessita apenas de anestesia local e de procedimentos que podem ser feitos no consultório médico mesmo. Pode ser também que receitem antibióticos para ajudar a combater a infecção.


Mitos

1° Não corte a unha infeccionada. Há quem diga que a solução é cortar a parte infeccionada, mas na verdade, isso pode piorar ainda mais a infecção e fazer com que a unha continue encravando depois. O corte deve ser feito por um médico, e jamais em uma ‘cirurgia de banheiro.

2° Não tente ‘cavar’ a unha. Resista à tentação de cavar a unha. Isso pode piorar a infecção e encravar ainda mais a unha. Fique longe de pinças, palitos de madeira, cllipes de papel, lixas de unha ou quaiquer outros instrumentos de metal.








3° Não tente secar a infecção por conta própria. Mesmo usando uma agulha esterilizada para furar a bolha ou pústula, a infecção vai piorar. Para tocar o local afetado, use apenas gaze ou cotonetes.







4° Não faça um corte em forma de ‘V’ na unha. De acordo com alguns métodos antigos, se você fizer um corte em forma de ‘V’ na superfície da unha, a pressão será aliviada e a infecção, curada. Mas isso é apenas um mito. Além de completamente ineficaz, esse método ainda deixa uma ponta afiada na parte de cima da sua unha.



5° Evite cobrir a unha com substâncias duvidosas tais como o carvão. Reza a lenda que esfregar carvão cura a infecção. Na verdade, o carvão pode piorar ainda mais a infecção. Em geral, não se deve colocar nada na unha afetada a não ser gaze ou pomadas antibióticas.





Dica

Use calçados abertos, que deixem os pés bem arejados (como chinelos, por exemplo). Isso evita que a infecção se espalhe.

Avisos

Pessoas diabéticas ou com problemas imunológicos devem consultar um médico para toda e qualquer infecção persistente.
Infecções podem colocar a sua vida em risco (como a septicemia, ou infecção generalizada do sangue) ou causar gangrena (morte dos tecidos que entram em um processo de decomposição). Você pode acabar precisando ser internado, passar por cirurgias e até mesmo ter de sofrer uma amputação devido à gangrena. Em muitos casos, quando o tecido começa a morrer, a única alternativa para acabar com a gangrena é amputar o membro infeccionado. Assim sendo, não vale a pena esperar para que o tempo indique se a infecção está ou não melhorando. Consulte logo seu médico.
Problemas de infecções nos pés podem ser um sinal de que você é diabético.

Espero que tenham gostado! Tem alguma dúvida, quer que eu fale sobre algum assunto específico ? Me adicione no https://www.facebook.com/Sobre.SaudeAlimentacao ou mande um e-mail para saudealimentacao@hotmail.com ! Um grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário