terça-feira, 15 de julho de 2014

Cabelo saudável !



Você sabia que sua dieta afeta diretamente a saúde de seu cabelo?

Nada tem um impacto maior sobre seu corpo do que o que você come. Isso também se aplica ao cabelo. Os fios de cabelo são tecidos sem vida, formados por uma proteína chamada queratina, o mesmo material que compõe as unhas. Para mantê-lo saudável, o sangue precisa estar repleto de nutrientes para alimentar os folículos do couro cabeludo, de onde nascem novos fios. Entre as substâncias necessárias a um cabelo saudável, estão o complexo de:
  • Vitamina B (banana, carnes, os miúdos, como fígado ou rim, vegetais verdes folhosos, cereais e os ovos), (sobretudo B5, encontrada na batata doce, melaço, abacate, lentilha).
  • Biotina (fígado de preferência orgânico, ovos inteiros, soja desidratada, amendoim, avelã, amêndoas, germe de trigo, aveia, acelga cozida, batata-doce, salmão, alguns vegetais, tais como couve-flor, ervilha, espinafre e frutas como banana, morango, melancia, mamão papaia e laranja).
  • Ômega 3 (Sardinha, Linhaça, Ovo, Açai, Abacate, Tomate, Amêndoas, Couve, Manga, Gengibre).
  • Ômega 6 (Linhaça dourada, Óleo de Milho, Óleo de Soja, Óleo de Girassol. Leite,Ovos, Carne Animal, Lula. Peixes de água quente. Açafrão. Óleo de Girassol. Nozes).
  • Zinco (Ostras cozidas,Carne de boi assada, Peru cozidoFígado de frango cozido, Sementes de abóbora, Feijão de soja cozido, Cordeiro cozido, Amêndoa, Amendoim).
  • Selênio (Castanha do pará, farinha de trigo, pão francês, frango, arroz, gema de ovo, carne bovina, feijão, queijo).
  • Vitamina E (Avelã, pistache, castanha do pará, nozes, amêndoas secas, sementes de linhaça, sementes de girassol, ervilhas, feijão verde, milho, alface, salsa, salsinha, couve-flor, manteiga).

A frequência da lavagem influencia a saúde capilar ?

Sim. A frequência de lavagem do cabelo deve estar associada à quantidade de gordura produzida pelo couro cabeludo. Se seu cabelo for oleoso, você pode lavá-lo até uma vez por dia; se for seco, lave com menos frequência. Como o couro cabeludo produz menos gordura ao longo do tempo, é aconselhável reduzir a frequência das lavagens. Se observar pequenas cascas, é possível que você não esteja lavando seu cabelo com a frequência adequada.





O couro cabeludo precisa de cuidados ?
O couro cabeludo, assim como a pele, também precisa de esfoliação e hidratação. Recomenda-se acrescentar algumas colherinhas de açúcar ao xampu para remover as células mortas. É importante aplicar o produto com os dedos, e não com as unhas, para evitar a formação de casquinhas. Embora muitos não recomendem o uso do condicionador no couro cabeludo, afirma-se que a pele da cabeça pode se beneficiar de sua ação hidratante. Basta assegurar que o produto não seja comedogênico. Também recomenda-se adicionar uma gotinha de óleo aos produtos sem enxágue para aumentar a hidratação.

Química com pontas duplas ?

As famosas pontas duplas são resultado de rupturas nas ligações químicas do cabelo, devido a fatores como a exposição solar ou o abuso de secadores de cabelo, que danificam os fios, deixando-os com mais cargas negativas que positivas. Uma nova linha de produtos foi desenvolvida especificamente para tratar desse problema: Dove Reconstrução de Pontas Duplas. Os produtos contam com um complexo reconstrutor, com polímeros carregados positiva e negativamente que formam um gel. Ao entrar em contato com o cabelo, o lado positivo do gel é atraído para as partes danificadas, unindo o positivo e o negativo. Esse efeito cria uma corrente poderosa, que se contrai quando o cabelo seca, unindo as pontas novamente. O resultado é um cabelo com menos pontas duplas, brilhante e sem frizz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário